segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Audio

Audio

Barulhos e barulhos pela cidade, enquanto carros passam, edifícios são erguidos e pessoas gritam. O que deve habitar esses sons, ruídos e barulhos? Gosto de me perder no poder sonoro de tudo para que eu possa alcançar percepções diferentes. É muito interessante fazer essa meditação, eu mal acreditaria que poderia chegar a tal estado se nunca tivesse feito tal prática.

Lembro de um dia em que passei a ouvir um som que permeava tudo, era um zumbido não mto estranho, que ouvia depois que tentei explorar os diversos sons que estavam em cena. Quanto mais se faz a busca por novos sons, mais coisas interessantes tendem a se apresentar. Mas também há os ruídos irritantes, ainda assim eu acho que depende da consciência da própria pessoa.

Bem, agora surgiu um pensamento interessante: Como devem ser os sons percebidos por algum ser que é muito diferente de nós, humanos? Talvez um barulho infernal seja muito agradável para algum animal estranho ou de repente eles podem ser bem sensíveis a eles. Hehe quem assistia Ultraman ("Urutoraman" huauhahua) vai reconhecer aqui aquele monstro doido que não sei o nome, que ficava tranquilo quando ouvia música clássica (huauhauha "legalize"). Enfim, agora me surgiu outra idéia: Fazer um sigilo para perceber sons diferentes... Putz, isso deve ser muito bizarro, irei pensar mais sobre isso depois.

Voltando: Eu fico surpreso quando percebo que as pessoas se acostumaram com uma poluição sonora muito caótica, é como se as pessoas andassem pela rua com vários berros ao redor e mal percebessem isso. Sei que se você quer aumentar a capacidade auditiva, é melhor se preparar para uma boa dose de estresse. Não que eu tenha ido muito a fundo nessa questão (tem um exercício para isso no Techniques of Modern Shamanism Vol. 1, que, aliás, já possui uma TRADUÇÃO DECENTE e está nesse link: http://gtobr.org/acervo/index.php?act=view&id=24 *), mas o pouco que fiz já percebi que os sons começam a incomodar mais e se muitas pessoas falam ao mesmo tempo fica mais irritante do que o normal. Obviamente tem suas recompensas... Se você quiser ouvir o que o outro está falando, é mto válido cair de cabeça no exercício mencionado e também se quiser descobrir os aspectos mais ocultos do som, idem. É ainda mais interessante escutar música clássica e viajar nas complexidades das músicas ou ainda ter seu ser emocional tocado por músicas de filmes ou de jogos (as músicas do Starcraft são muito loucas). As vezes penso que canções feitas por bandas não chegam aos pés das trilhas sonoras (de música clássica já é meio óbvio huauha mas cada humor pede por coisas diferentes).

Qual é o som da confusão? E o som bungler? Devo perguntar a eles?
Bungler, qual é seu som?
R: É um som feito numa rodela de bugbears.

Confusão, qual é seu som?
R: É um som feito por gritarias, movimento, emoções misturadas, documentários passando na TV. Enfim, é como você ouviu no acampamento de Loki.

Hmmm... É, isso irá me permitir traçar novos parâmetros. E se existir um som do silêncio? Será que o som do silêncio anula a si próprio? Se há o silêncio completo, o que é o barulho total?

O som é amigo da informação? "Informasom"? Acho que todo som tem potencial criativo... E se pegássemos esse potencial com as mãos e moldássemos do jeito que quiséssemos? Como transformar o potencial criativo sonoro em um potencial criativo visual? Será que terei que cortar o cérebro da sinestesia? Caraca????????????????????????????????????

SOM!



*Grato a Niger Serpens e ao Grupo de Traduções Ocultas pela tradução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário